Perguntas Frequentes sobre o Startup Weekend São Paulo

by

I. O que eu preciso levar no Weekend?

  1. notebook com carregador
  2. cartão de visitas
  3. caderno para tomar notas
  4. energia
  5. ideias originais

II. Como funciona o Startup Weekend São Paulo?

O primeiro dia do Startup Weekend SP (sexta-feira 22/11) está reservado para o “pitch-fire”, sessão rápida de pitch em que você terá 60 segundos para chamar a atenção com sua ideia.  Você não vai ter tempo para fazer uma apresentação formal com slides, então foque na sua ideia e tente recrutar as pessoas com sua ideia original e sua energia.  O formato recomendado para o pitch é o seguinte:

  • Apresentar-se e contar um pouco da sua história (5-10 segundos)
  • Identificar o problema que você pretende resolver (10-20 segundos)
  • Explicar o produto e como ele resolve o problema (10-20 segundos)
  • Identificar quem você precisa na sua equipe (desenvolvedor, designer, etc.) (5-10 segundos)
  • Inventar um nome para a sua startup para que os participantes e os organizadores possam anotar
  • Votação & formação das equipes

Após os pitches, haverá um tempo para trocar ideias. Se você apresentou um pitch recomendamos que você comece a juntar pessoas que se interessaram pelo seu pitch. Se você não apresentou nenhuma ideia ou teve problemas em recrutar pessoas para sua ideia, procure outras pessoas que apresentaram um pitch que você achou interessante.

Depois de apresentar as ideias, os participantes vão para a votação. Todos os participantes vão votar nas ideias apresentadas e escolher as ideias que serão implementadas durante o Weekend.

Haverá duas sessões de mentoria, uma no sábado à tarde e outra no domingo de manhã/à tarde com mentores altamente qualificados.  Esses mentores estarão presentes para ajudar você e o seu time tirar a ideia do papel.

No domingo à tarde todas as equipes apresentarão o projeto final para uma banca de jurados.  Haverá premiação para as melhores startups.

III. Já tenho uma startup, posso levar para o Weekend?

Não é permitido “inscrever” startups já existentes no Weekend, porém encorajamos você a trazer novas ideias para o Weekend.  Se você quiser conhecer gente nova, trocar ideias e trabalhar em equipe para montar uma startup em um fim de semana, então o Startup Weekend São Paulo é o evento ideal para você!

 

IV. Não tenho time, conseguirei encontrar um no Startup Weekend?

Sim, essa é a idéia do Startup Weekend. Pessoas que não se conhecem formam um grupo para desenvolver a idéia que mais gostaram durante o pitch fire. Não se preocupe, você não estará sozinho!